terça-feira, 28 de dezembro de 2010

"Em um mundo de extrema perfeição, o normal é feio"


Imagine um mundo onde há uma Vila Feia, onde ficam as crianças menores de 16 anos que ainda carregam suas características normais, e Nova Perfeição, a cidade que gira em torno da vida perfeita e de rostos já corrigidos pela operação e que agora não são mais do que perfeitos. Imagine passar a vida inteira esperando por seu 16º aniversário, onde você será levado a um hospital e será submetido a uma operação que vai te "refazer": sua pele será arrancada para que uma nova cresça por cima, seus porors serão fechados, eles te esticarão ou te encolherão até que você esteja no tamanho perfeito, e tudo o mais. Imagine crescer se olhando no espelho e perceber que aquele seu rosto, seu cabelo, sua pele, tudo é feio!
Acha difícil? Segundo Scott Westerfeld, esse será o futuro do nosso planeta. Essa sociedade que conhecemos não existirá, e seremos conhecidos como "Enferrujados", o povo que não vivia sem os metais. Será absurdo andar de carros que não voam, guerrear por um líquido preto pastoso que será o responsável pela destruição do mundo. Somos uns idiotas. No futuro, não é o quanto você ganha por mês nem quantas mansões você tem que vão ter tornar especial, e sim sua aparência perfeita!
FEIOS é o primeiro livro da saga desse autor (ainda não conheço nenhum outro livro dele, mas se descobrir, aviso) e conta a história de Tally, uma feia que está muito perto de conseguir seu tão desejado rosto perfeito quando conhece Shay, uma feia que se recusa a passar pela operação. Shay diz a Tally que há um lugar distante dali onde as pessoas não se importam com a sua aparência. Um lugar diferente de tudo que elas já tenham visto. Shay foge para lá e deixa a Tally pistas de como chegar lá. No dia de sua operação, porém, ela é impedida de fazâ-la. Tally tem duas opções: ir atrás de sua amiga e mostrar aos especiais onde fica a Fumaça ou continuar feia para sempre. O que você faria? Descubra o que Tally fez nessa brilhante história.
Nunca vi um futuro tão bem planejado como o de Westerfeld. Cada pequeno detalhe, cada pequeno defeito é rapidamente corrigido. Criar uma sociedade onde errar é fraquesa, e onde só o que te preocupa é que roupa usar na próxima festa... Aí está uma boa reflexão sobre as consequências dos atos humanos de hoje. Talvez, ao ler esse livro, você repense seus princípios e faça um 2011 mais voltado para o interior das pessoas à sua volta, não amis o exterior.
Fica a dica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário