domingo, 20 de fevereiro de 2011

"Eu não posso viver sem a minha alma!"

O morro dos ventos uivantes é o único romance escrito por Emily Bronte (tem tremas em cima do E, mas eu ainda não aprendi a colocar). Narra a historia do amor de Catherine e Heathcliff.

Catherine era filha do dono do renomado terreno conhecido por Morro dos Ventos Uivantes. Por ser rico, o pai sempre pôde oferecer à menina e ao irmão mais velho as melhores coisas. Mas a vida de toda a família muda drasticamente depois da chegada de um garoto da rua trazido pelo pai de Catherine para viver com eles. O pobre garoto, por não ter nome, passou a ser conhecido por Heathcliff. Ele sempre fora maltratado e criticado pelos demais integrantes da família, exceto Catherine e seu bondoso pai. Após o falecimento do mesmo, Heathcliff perdeu um de seus aliados, mas desconhecia o amor que a pequena Caherine despertou por ele.
Heathcliff deixou sua amada (ele também a amava) e fugiu. Sem qualquer notícias do garoto, Catherine se casou com Linton, seu visinho morador da Granja dor Tortos. Sua vida de casada ia tranquilamente, mas a volta de seu antigo a eterno amor pode mudar essa realidade e fazer sua vida de cabeça para baixo.
Assim... Não que alguém tenham pedido minha opinião, mas como o blog foi feito para expô-la, vou logo dizer: não gostei. Além de ter uma leitura complicada e cansativa (mas isso é o de menos; todos os livros velhos têm essa característica), a história é confusa. O romance da história, de certa forma, não existe. Nada mais é do que um amor platônico. Confesso que o final é maravilhoso, mas apesar disso, não compensa se ler o começo e o meio só para chegar ao tão desejado final. Mas se você leu e tem uma opinião diferente da minha, por favor, deixe um comentário. Eu e os outros leitores agradecemos.

Um comentário:

  1. Essa é realmente um romance lindo, as frases dele me inspiram a tentar encontrar o Amor verdadeiro.

    Vamos ver se eu consigo.

    Emily Brontë é uma das minhas autoras favoritas - o trema em cima do E é só apertar a tecla SHIFT (a seta para cima) depois o número 6 e por último a letra E :D (ë)

    ResponderExcluir